Do LED aos microcontroladores: entra no ar o BR-Arduino

Até 30 dias atrás, eu nunca tinha conectado um led a um resistor. Decidi aprender eletrônica, e quero compartilhar esse aprendizado com outros interessados em realizar a mesma jornada. 

Organizando componentes com etiquetas fáceis de preencher e imprimir

Para encontrar o componente certo entre a variedade de itens da sua bancada, é necessário organizá-los, e uma das formas mais simples é separá-los em caixas ou gavetas etiquetadas. 

Usando um cabo USB para levar energia à sua protoboard

Com o sacrifício de um cabo USB, você ganha uma fonte simples e conveniente de alimentação 5V DC para conectar à sua breadboard. 

Circuito 4: imitando interruptores de iluminação de escada

Não importa em qual dos 2 interruptores você toque: se a lâmpada estiver acesa, ela vai apagar, e vice-versa. 

Circuito 3, parte final: evitando que o led queime

Conectando em série ao nosso potenciômetro um resistor especialmente escolhido, poderemos controlar livremente o brilho do led, sem medo de queimá-lo por sobrecarga de corrente. 

Circuito 3, parte 2/3: agora com chave liga/desliga

O circuito agora ficou mais firme, mas um novo problema surgiu: não há como desligá-lo sem desmontar alguma de suas partes. 

Circuito 3, parte 1/3: uma estrutura mais permanente

Antes de providenciar para evitar que o led volte a queimar, vamos colocar a casa em ordem, para tornar mais estável e flexível o nosso circuito. 

Segundo circuito: violência gratuita contra um led inocente

Trocando o resistor fixo por um potenciômetro, podemos fazer a resistência variar, e levar a luminosidade do led até seu limite. 

Chegou o meu kit de experiências para o Arduino

Eu optei por começar o meu aprendizado pela eletrônica baseada em componentes discretos, e não me arrependo, mas a chegada dos itens que eu encomendei para as etapas seguintes do projeto sempre me dá uma certa vontade de furar a 

Por que o brilho do led diminuiu? Entendendo o primeiro circuito.

Ou: o dia em que a Lei de Ohm deixou de ser uma matéria que eu precisei estudar no ensino médio e passou a ser uma explicação natural pra um fenômeno prático. 

Meu primeiro circuito

Querido diário, hoje eu montei meu primeiro circuito, com um resistor e um led. 

Arduino: o que é e pra que serve

Conhecendo a simpática família de microcontroladores de baixo custo que, desde 2005, ajuda geeks amadores e profissionais em projetos que interagem com o "mundo real" por meio de sensores e atuadores. 

Primeiro exercício: identificar resistores

Saber o valor de cada resistor a partir o seu código de cores é necessário antes mesmo de montar seu primeiro circuito. 

Aprender experimentando exige uma atitude especial

Às vezes dá errado, incluindo estouros e fumaça. Mas – desde que precauções sejam tomadas – isso pode ser uma parte do aprendizado. 

O que é eletrônica

Já que vou aprender eletrônica, é importante ter uma ideia geral do que ela é e não é. 

Eletrônica na prática

Sou um geek que nunca aprendeu eletrônica, mas estou prestes a corrigir essa lacuna na minha formação e me divertir ao mesmo tempo. 

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados