Primeiro exercício: identificar resistores

Saber o valor de cada resistor a partir o seu código de cores é necessário antes mesmo de montar seu primeiro circuito.

A primeira experiência prática desse meu aprendizado aconteceu antes mesmo de eu começar a conectar meu primeiro circuito mais básico.

A razão é simples: passei numa loja de componentes eletrônicos e pedi uma lista de resistores que sabia que ia usar nas próximas semanas (eu não adivinhei: fiz uma listinha após dar uma olhada em instruções de experiências para iniciantes que colecionei recentemente).

Cada resistor custa alguns centavos, e eu pedi 10 de cada um da lista acima.

Resistores e códigos de cores

Eu já sabia o que me esperava depois, não foi nenhuma surpresa, mas a ideia deste blog é compartilhar as experiências com vocês, portanto, aqui vai: os resistores vêm agrupados em fitas, mas o valor deles não vem impresso na forma de números, e sim de um código de cores.

Assim, ao chegar em casa, precisei classificá-los cuidadosamente, após espalhá-los na mesa sempre com cuidado para a faixa dourada (ou prateada) ficar à direita, como mostra a foto acima.

Converter em números as faixas coloridas não é difícil. No meu caso, todos os resistores usavam o código de 4 faixas, nos quais as 2 primeiras indicam dígitos, a terceira é um multiplicador ou divisor (x10, x100, x1000, etc.) e a quarta (geralmente dourada ou prateada) é um indicativo da qualidade ou variância.

Imagino que um dia eu vou saber fazer de cabeça as conversões, mas desta vez1 usei a prática tabelinha a seguir:

Como a tabela ilustra, os códigos de 5 faixas e de 6 faixas variam apenas no número de dígitos antes do multiplicador.

Como sou novato mas não sou desaparelhado, ao final confirmei minhas leituras usando o multímetro: bastou configurá-lo para medir resistência (opção Ω, que é o símbolo do ohm2, unidade de medida de resistência elétrica), definir uma escala adequada (no meu caso, 20KΩ), colocar cada uma das pontas em uma das pernas do resistor (tanto faz - neste caso a polaridade não altera o resultado) e ver se o número exibido condizia com os meus cálculos.

Eu só errei um :)

Depois de confirmar minhas anotações, separei os resistores em 3 grupos: <=100Ω, <=1000Ω e >1000Ω, e coloquei cada grupo num compartimento separado do organizador, para facilitar.

E não se preocupe: eu os mencionei sem explicar nada, mas em oportunidades futuras ainda conversaremos sobre o que é, pra que serve e como escolher um multímetro.

 
  1.   Nas próximas vezes ainda usarei a tabelinha, tenho certeza.

  2.  Homenagem a Georg Simon Ohm (1787-1854), pioneiro em identificar as relações numéricas entre as dimensões dos condutores e diversas propriedades elétricas.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados