Aprender experimentando exige uma atitude especial

Às vezes dá errado, incluindo estouros e fumaça. Mas – desde que precauções sejam tomadas – isso pode ser uma parte do aprendizado.

Eu já trabalhei em um laboratório de pesquisa e desenvolvimento. Meu envolvimento era com programação, mas no mesmo ambiente havia também uma equipe dedicada ao hardware, com a qual aprendi a lição básica para quem quer mexer com eletrônica sem se limitar a seguir à risca instruções de manuais: às vezes dá errado e, quando dá bem errado, temos barulhos, clarões, cheiros ruins, fumaça e perda de componentes.

Tudo isso vem acompanhado de sustos e, às vezes, de prejuízos. Mas faz parte do aprendizado. Você deve estar preparado para encarar dessa forma e, em especial, evitar repetir os erros.

O nível adequado de precaução e prevenção também faz parte. Evitar choques, incêndios, interrupção da eletricidade, sustos, e aquele telefonema preocupado do porteiro ou síndico são bons motivadores para providências simples, como desconectar da energia elétrica antes de mexer, caprichar no isolamento, revisar tensões e usar fusíveis.

Em especial, tenha cuidado com a sua segurança pessoal e a de quem estiver exposto à sua atividade ou aos produtos dela. Eletricidade e ferramentas são perigosos, ainda mais quando estão juntas. Usar equipamentos de proteção individual (incluindo óculos, luvas e calçados especiais, etc.) é sempre recomendável.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados