Eletrônica na prática

Sou um geek que nunca aprendeu eletrônica, mas estou prestes a corrigir essa lacuna na minha formação e me divertir ao mesmo tempo.

Quero que você me acompanhe nesta jornada pelos leds, placas, arduinos e raspberries e, quem sabe, se inspire a trilhá-la também.

Um pouco de background

Meu nome é Augusto Campos, e sou geek desde a adolescência, que foi na década de 1980. Desde criança eu olhava para os jogos dos fliperamas para tentar entender como funcionavam, sem dar muita bola para ganhar ou perder as partidas.

Como estamos falando dos anos 80, naturalmente aprendi a programar em BASIC, depois aprendi várias outras coisas e me formei inicialmente como técnico em Processamento de Dados (na época o nome era esse mesmo...).

Na virada para os anos 90 eu trabalhei como programador num laboratório de desenvolvimento de automação, mais tarde fui administrador de rede e, ao longo dos últimos 18 anos, mantenho diariamente o site BR-Linux, embora hoje a minha atuação profissional seja no ramo do Planejamento Estratégico.

Convivo diariamente com aparelhos eletrônicos desde os anos 80, mas a minha primeira solda só aconteceu em 2014.

Durante todo esse tempo, as oportunidades para aprender eletrônica se acumularam, sem serem aproveitadas. Na época em que trabalhei num laboratório de pesquisa cheguei a precisar interagir com um osciloscópio, mas não fui mais longe do que isso. Só recentemente aprendi a usar um multímetro para algo mais do que ver se a carga das pilhas, e a primeira vez que soldei um fio a um terminal foi no ano corrente.

Decidi virar esse jogo

Nos próximos meses eu pretendo aprender eletrônica, e narrar aqui neste espaço as minhas experiências. Acredito que terei algo de bom a compartilhar com os geeks que, como eu, gostariam de saber como colocar os resistores e capacitores a seu serviço.

A disponibilidade de recursos e utilidades para a eletrônica nunca foi tão presente. Hoje, além de literatura à vontade, temos a possibilidade de usar recursos amigáveis (como o Raspberry Pi, os Arduinos e até guias em formato mangá) para aprender e praticar, e o número de projetos à disposição para fazer uso dessas tecnologias só aumenta.

Quero contar uma história, e não publicar mais uma apostila.

Não pretendo fazer tutoriais, mas sim narrativas. Em especial, não tenho intenção de substituir os exercícios de ninguém: me contentarei caso consiga despertar a vontade de alguns de vocês repetirem ou melhorarem minhas experiências.

A ideia é passar pelas seguintes fases:

  • Etapa 1: Eletrônica básica, incluindo rudimentos do Arduino e Pi
  • Etapa 2: Arduino básico
  • Etapa 3: Raspberry Pi básico
  • Etapa 4: Projetos com Arduino e Raspberry Pi
  • Etapa 5: Avançado

Acompanhe comigo!

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados