Um kit de robô com Arduino fácil de montar: Nanobot
Placa econômica baseada no Arduino Nano é também o corpo do robô, e inclui GPS, sensor de distância, WiFi, Bluetooth e mais.
O Nanobot é um robô fácil de montar e configurar, versátil e compacto, para quem quer experimentar com robótica usando as facilidades do Arduino para programação e controle, mas sente que ainda não tem as habilidades necessárias para fazer a montagem física.
O controlador é baseado no Arduino Nano (e assim facilita a programação usando as ferramentas e bibliotecas do Arduino), e a placa que integra os sensores e interfaces – chamada de Fabric Shield – também serve como o chassis do robô: os motores e rodas são fixados diretamente a ela.
O Fabric Shield não é nada modesto: em uma área de 12x12cm, abriga (além do espaço para plugar o Nano) interfaces RF (2,4GHz), WiFi, Bluetooth, os sensores GPS, giroscópio, acelerômetro e de distância, um driver para até 4 motores, além de headers e conectores para uma série de sensores externos opcionais e outras opções de conectividade.
O robô é planejado para 2 opções básicas de configuração, uma delas voltada à velocidade (em ambientes planos) e a outra ao torque, sendo que nesta segunda ele tem grande manobrabilidade e capacidade de vencer terrenos variados. Além dessas opções, o conjunto placa+Arduino Nano pode ser usado para uma série de aplicações variadas, no estilo Internet of Things: controlar via Internet um aquário, uma porta de garagem, uma estação meteorológica, um carregador solar, etc.
Ele foi lançado via Kickstarter e no segundo dia já alcançou o valor pretendido para sua fabricação, o que significa que em agosto deve começar a ser enviado aos interessados. Mas no momento em que escrevo ainda há algumas unidades disponíveis para quem quiser garantir o seu a preços de apoiador inicial e, ao contrário de vários outros projetos recentes, este entrega no Brasil. Aproveite!
Comentar