Chegou no DX: UNO Plus, clone turbinado do Arduino Uno
Um clone do Arduino Uno com chaves para selecionar o nível lógico (3,3 ou 5V), ativar ou desativar o bootloader, interface USB reconhecida até pelo Windows, pino analógico extra, aberturas para conexão direta a protoboards, e suporte a até 800mA.
Vários clones do Arduino Uno oferecem características adicionais interessantes. Até recentemente, o meu preferido entre os "genéricos" era o barato DCCduino Uno, que tem suporte USB diferente do Uno 3.0 original, oferece pinos analógicos extras (A6 e A7), e tem pads para quem quiser soldar pinos que facilitem o uso dos barramentos serial (RX/TX) e I2C (SCL/SOA). Já vi à venda no Brasil, e até comprei aqui um primo dele, o também baratíssimo DCCduino Nano.
A chegada do UNO Plus mudou minha escala de preferência, entretanto ;-)
A hora de comentar sobre ele chegou, porque hoje vi que o UNO Plus chegou ao reino dos genéricos chineses, mais caro que o DCCduino Uno mas ainda abaixo do preço do Arduino Uno 3.0.
A lista de itens em que o UNO Plus oferece diferenciais em relação ao Uno original é grande. Selecionei alguns destaques a partir do site do fabricante:
- Chave física permite desativar o bootloader (liga rodando direto o programa armazenado)
- Chave física permite selecionar o nível lógico (3,3 ou 5V)
- Botão de reset posicionado na lateral, para não ser escondido pelos shields maiores
- Conectores mais baixos (DC e microUSB) para não atrapalharem shields
- Um header para conexão de saída de corrente (5V ou 3,3V) suportando até 800mA (o Uno original não tem esse header, e seu limite é 150mA)
- Clock baseado em cristal, mais preciso que o de cerâmica que vem no oficial
- Uma porta analógica extra (A6)
- Vias para opcionalmente soldar uma barra de terminais para conexão direta a protoboards, como no Arduino Nano.
- Vias para opcionalmente soldar uma barra de terminais para acesso direto à interface de programação, caso seja necessário consertar o bootloader.
- USB Serial que não precisa de instalação de drivers nem mesmo no Windows 7/8.
Eu acredito na importância de contribuir para o desenvolvimento do Arduino adquirindo placas originais, e tenho as minhas, só que tenho preferido usar as vantagens incrementais que alguns dos clones ou similares oferecem.
Já encomendei o meu Uno Plus e, quando chegar1, conto para vocês como ele é na prática.
- Daqui a alguns meses, considerando o prazo típico da nossa aduana... ↩
Comentar