Por que o brilho do led diminuiu? Entendendo o primeiro circuito.
Ou: o dia em que a Lei de Ohm deixou de ser uma matéria que eu precisei estudar no ensino médio e passou a ser uma explicação natural pra um fenômeno prático.
Você lembra da Lei de Ohm? Se você tem um diploma de 2º grau ou ensino médio, ela já deve ter caído em alguma prova sua. A fórmula é assim:
A igualdade acima significa, basicamente, que a tensão V (medida em Volts, frequentemente chamada de voltagem ou DDP) aplicada a um condutor com resistividade R (medida em Ω) é proporcional à corrente i (medida em Ampères) que o percorre.
A clássica ilustração acima ilustra o conceito que eu não quero mais esquecer: a voltagem é a pressão que empurra, mas quem passa é a corrente – e a resistência tenta impedir.
Se a resistência permanece constante, voltagem e corrente variam juntas. Se a voltagem permanece constante, resistência e corrente variam inversamente.
Daí podemos tirar várias conclusões, incluindo a que explica conceitualmente o que aconteceu com o led do meu primeiro circuito, que diminuiu de brilho conforme eu fui colocando resistores maiores.
Na fórmula acima, é fácil perceber a razão. Como V permaneceu constante (as pilhas continuaram fornecendo 6V) e R aumentou, a proporção original só pode ser mantida se a corrente i diminuir.
E quando a corrente diminui, o led brilha menos. Assim, conciliamos o fenômeno observado e a teoria.
E sim, além de confiar na fórmula, eu medi isso tudo com o voltímetro, para ter mais certeza ainda.
Para responder antecipadamente a eventuais comentários já vistos anteriormente, cabem 3 esclarecimentos adicionais:
- Nem todo condutor obedece à lei de Ohm. Os que obedecem são chamados de lineares (ou ôhmicos), mas há outros.
- Há bastante rejeição, em certos meios técnicos, ao uso da palavra 'voltagem' como sinônimo de tensão ou diferença de potencial (DDP). Há boas razões para isso, no âmbito desses meios, mas a rejeição não se aplica ao uso geral do nosso idioma (incluindo aqui neste relato), como atestam os dicionários contemporâneos.
- A afirmação de que a voltagem das pilhas permanece constante deve ser entendida apenas dentro dos limites dos efeitos práticos da nossa experiência. Ao longo do tempo e do uso, a voltagem das pilhas diminui.
Comentar