Arduino Day: no Brasil os eventos oficiais serão “Genuino Day”, entenda a razão (ou não)

Até 2015 era só Arduino Day, mas agora mudou, devido a uma disputa que é bom manter em mente.

Pesquise os eventos brasileiros marcados para comemorar o Arduino Day deste ano, no sábado, e você verá uma curiosidade: alguns deles se chamam Arduino Day mas a URL correspondente fala em genuinoday, outros são Arduino Day/Genuino Day, alguns são Arduino/Genuino Day e outros ainda são apenas Arduino Day, mas incluem artes gráficas que os chamam apenas de Genuino Day. Tem até um que se apresenta como "o Genuino Day, antes chamado de Arduino Day".

O Arduino Day é a data comemorativa anual de aniversário do Arduino, na qual lojas online oferecem promoções de descontos, sites fazem retrospectivas e publicam artigos especiais, e os próprios fundadores do projeto Arduino se envolvem, juntamente com entusiastas de todo o mundo, em eventos locais e regionais de confraternização e de estímulo à atitude maker.

Neste ano, o Arduino Day terá um aspecto profundamente diferente: para um evento comunitário fora dos EUA poder ser listado no site dos fundadores e receber os kits e certificados expedidos por eles, esse evento não pode ser chamado de Arduino Day, e sim de Genuino Day. Ou seja, os organizadores dos 51 eventos no Brasil apontados no site oficial neste momento registraram-nos como "Genuino Day", e não como "Arduino Day" (ou não serão "aprovados", segundo os termos do próprio site).

Tudo isso é direito deles, claro – talvez mais de quem faz a regra e quer fixar uma nova marca, do que de quem procura um jeitinho para segui-la sem abrir mão do nome com o qual está acostumado a se identificar, embora eu simpatize com estes últimos.

Quem perdeu o direito sobre a marca Arduino fora dos EUA tem direito de procurar fixar uma nova, mas as consequências podem ser amplas.

O aspecto mais visível da causa dessa situação é uma disputa judicial entre os próprios fundadores, que atinge a propriedade da marca registrada Arduino: um deles (Gianluca Martino, arduino.org) tem o registro válido da marca para todo o mundo, menos para os EUA. Todos os demais (Massimo Banzi e cia., arduino.cc), unidos, compartilham o registro válido nos EUA.

Os organizadores do Arduino Day/Genuino Day são exatamente esses que no momento possuem o registro que é válido só nos EUA, e optaram por buscar manter sua atuação exatamente nesses termos: sendo chamados de Arduino nos EUA, mesmo sem poder ser chamado assim nos demais países, ainda que isso leve a esse tipo de fratura na denominação de uma celebração do seu aniversário.

Conhecendo o histórico e observando os interesses e posicionamentos que estão em jogo, não é de se espantar esse efeito na edição 2016 desse evento mundial de congraçamento da comunidade que é ao mesmo tempo um público-alvo e um valioso recurso de divulgação para ambos os lados.

Como resultado mais visível, o site oficial do evento inclui claramente a instrução: “Following Arduino LLC branding guidelines, US-based events will be called ‘Arduino Day’, while events based outside the US can only be called ‘Genuino Day’” - ou “eventos baseados fora dos EUA só podem ser chamados 'Genuino Day'”, na tradução do trecho final.

Acompanho a cena de desenvolvimento comunitário desde 1996, quando fundei o BR-Linux.org, e já vi fenômenos como esse várias vezes: o projeto nasce como comunidade voluntária, cada pessoa contribui como pode, e ninguém acha que precisa definir regras de governança, até o momento em que os interesses mudam, os conflitos aparecem, e subitamente os ativos que não são licenciadas publicamente (geralmente o nome, a marca, às vezes o conteúdo, contratos com parceiros ou mesmo o acesso a recursos previamente compartilhados) viram peões numa disputa sobre qual lado verá seus interesses prevalecerem.

Os 2 lados já colocaram seus casos nas mãos do judiciário, e eles que se resolvam – meu foco é o efeito disso sobre as comunidades de entusiastas.

No caso específico, os 2 lados formados já estão em disputa judicial – aliás, mais do que uma, em várias jurisdições. Em algum momento saberemos se alguém provou ter direito, ou se chegaram a um acordo, e não é meu foco tentar escolher algum lado para "dar razão".

No momento, o que eu faço é lamentar que essa disputa entre eles lance sua sombra sobre a comunidade que se formou ao redor dos seus produtos mais populares: as placas de desenvolvimento Arduino e a IDE Arduino.

Ao mesmo tempo, aplaudo os entusiastas que estão nessa pelo seu próprio interesse e deram um jeitinho de acomodar o nome do seu evento à regra, e especialmente quem não está nem aí para registrar seu evento junto aos fundadores, e vai simplesmente chamar de Arduino Day mesmo. Neste momento, não acho que a turma do arduino.org (dona da marca Arduino internacionalmente, hoje) vá se opor.

Colocar em dúvida a bandeira que une um movimento é uma boa tática para esvaziá-lo, e é mais triste quando não é essa a intenção.

Pessoalmente, gosto dos produtos e conteúdos que até 2015 eram associados ao nome Arduino, sou grato a eles e me identifiquei tão profundamente a ponto de assumir seu nome como parte do nome do meu site.

Por outro lado, como são 2 lados com posicionamentos distintos atribuindo a si esse mesmo nome, os acontecimentos recentes vêm me deixando cada vez com mais dúvida sobre se esse nome ainda representa aquilo que parecia representar, no ano passado.

Nesse sentido, o Arduino Day(/Genuino Day) deste ano vai ser, para mim, uma data de reflexão, além de ser uma data em que vou procurar de alguma forma comemorar e contribuir com aquilo que originalmente eu via representado nesse nome.

Muitos certamente nem ficarão sabendo, ou não se importam. Quanto aos que se importam, torço para que a maioria comemore e contribua com esse mesmo espírito – independentemente das querelas entre os fundadores, cuja consequência mais comum (no histórico de outros projetos que acompanhei) é um esvaziamento ou debandada no qual quem mais perde é a comunidade.


Um complemento sobre o histórico: não se trata da primeira controvérsia sobre as origens, histórico e fundação do Arduino.

Em especial, é interessante perceber a relação entre o Arduino e o projeto Wiring (onde nasceram métodos que conhecemos bem, como pinMode() , digitalRead() , digitalWrite() , analogRead() , analogWrite() , delay() e millis()).

Ao longo da última década, os fundadores do Arduino narraram de várias formas essa relação, e hoje é possível encontrar reconhecimento oficial de que o Arduino tem suas raízes no Wiring, mas nem sempre foi assim – e na web abundam relatos de poucos anos atrás, atribuídos aos fundadores do Arduino, descrevendo o software e as placas como algo criado diretamente no âmbito do projeto, e não como evolução de um projeto open source pré-existente e com o qual eles mesmos tiveram envolvimento prévio.

O Wiring foi criado por um pós-graduando do instituto Ivrea, na Itália - o mesmo instituto associado ao surgimento do Arduino. O orientador desse pós-graduando foi Massimo Banzi, em grande parte o nome mais visível do Arduino.cc, e nome central da maioria das narrativas do histórico do projeto.

Esse pós-graduando – o colombiano Hernando Barragán – quis divulgar sua própria narrativa, e publicou recentemente um histórico do Arduino visto sob seu ponto de vista, começando pelo surgimento do Wiring e pelo envolvimento dos fundadores do Arduino (sempre no Ivrea) com seu software e suas placas.

Aliás, para quem tem dúvida do relacionamento e de o Wiring ser o predecessor, as placas Wiring são o outro elo perdido (além dos métodos como o pinMode e o digitalWrite): a da foto acima, por exemplo, é baseada no ATmega16, se chama Wiring Lite, e tem a assinatura de Massimo Banzi impressa. Cabe destacar: ele não nega, e em seu próprio flickr a descreve como o "primeiro protótipo" do Arduino, e "ainda chamada de Wiring Lite".

Particularmente acho que a evolução entre as placas Wiring originais e o Arduino Uno foi grande, e justifica o sucesso alcançado. O software também evoluiu bastante. Não estou acusando ninguém de plágio ou de viver da glória alheia, apenas apontando a existência dessa controvérsia, que não é nova, nem foi curta.


Para quem quiser saber sobre a disputa entre os fundadores do Arduino, links para matérias anteriores:

Feliz Arduino Day!

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados