Arduino Uno WiFi vem com ESP8266 embutido e é da Arduino.org (da Itália)
Novo modelo oficial é basicamente um Uno com ESP8266 pré-instalado na mesma placa, e foi anunciado hoje.
O ano começou com modelo novo de Arduino trazendo pronto aquilo que muitos de nós já montamos com alguns jumpers e um divisor de tensão: um Arduino Uno conectado o módulo WiFi ESP8266. A diferença é que neste caso o Arduino em questão (especificamente, o Arduino Uno WiFi) já vem com o ESP8266 incorporado à placa.
O Arduino Uno WiFi já está mencionado no site da Arduino.org (o lado italiano da guerra que divide os fundadores do Arduino), mas apenas na forma de uma notícia. A página oficial do produto ainda não está publicada no momento em que escrevo, e o seu tutorial oficial ainda está em branco.
Mesmo com a ausência de detalhes oficiais, podemos saber um pouco mais na notícia do Hackaday em que Federico Musto (o CEO da empresa Arduino SRL, lado italiano da cisão) apresenta o novo modelo, e que descreve a sua razão de ser: com ele, os interessados em usar Arduinos em prototipação de aplicações da IoT terão uma solução pronta tanto na extremidade superior (com o Arduino Yun, uma plataforma superior e com recursos mais avançados) quanto na mais básica (com o novo Uno WiFi, que é como um Uno + ESP em uma placa só).
Para mim parece muito mais uma curiosidade do que uma utilidade: outros inovadores (com marcas menos visíveis) já lançaram uma geração posterior de produtos, que apresenta o mesmo formato do Uno, mas coloca o ESP8266 como o microcontrolador principal, e não como um acessório do clássico (e limitado em desempenho) ATmega328 tradicional do Uno. Ainda assim, vai ser interessante ver como eles vão se comportar quanto a preço, disponibilidade de software de apoio, etc.
A mesma notícia ainda apresentou outros modelos interessantes, incluindo o Arduino Tian (com WiFi e Bluetooth), o Lei e o Industrial 101 – todos baseados na tecnologia do Yún, indicando para qual lado o vento sopra no lado italiano da marca Arduino: o de sistemas operacionais com interface muito próxima a microcontroladores, todos acessíveis sem fio.
Também é nítido de que a Arduino SRL está se aproximando do ponto em que será possível rodar a IDE do Arduino, e todas as suas ferramentas de desenvolvimento, diretamente na distribuição Linux embarcada na placa (exceto no caso do Uno, claro: aqui estamos falando apenas da "família Yún"), acessada pelo navegador. O fato de a IDE do lado italiano da turma estar mudando para usar um editor de código baseado no Adobe Brackets (que é open source) ajuda a apontar para isso, afinal ele é em Javascript e roda na CPU do cliente web, e não na placa de desenvolvimento.
Por falar na marca, a notícia também revela em que pé as coisas parecem estar quanto à disputa pelo uso da marca Arduino: o lado italiano acredita que receberá o direito de uso na Europa e no restante do mundo, exceto nos EUA – porque só lá o "outro lado" (Arduino.cc, dos demais co-fundadores, e que começou a divulgar a marca alternativa Genuino para uso fora dos EUA) fez um registro independente e produziu industrialmente antes do registro italiano produzir efeitos jurídicos locais. Aguardemos, e você pode saber mais sobre essa disputa em:
- Arduino X Arduino: Entenda a briga judicial e de mercado entre os co-fundadores do projeto
- Arduino x Arduino: novas informações sobre a disputa entre os fundadores do projeto
- A disputa Arduino X Arduino, parte III - ouvindo o outro lado
Quanto ao Uno WiFi, aguardemos mais detalhes sobre data de disponibilidade, preço, etc. Por enquanto eles não foram mencionados.
Comentar