Arduino x Arduino: novas informações sobre a disputa entre os fundadores do projeto

As semanas passam e a disputa entre os co-fundadores do Arduino fica mais complexa – fora os clones chineses e os advogados, alguém sairá ganhando?

Recentemente publiquei um relato inicial da lamentável disputa comercial e judicial entre os co-fundadores do projeto Arduino e, para que você possa melhor entender o que vem a seguir, vou resumir em uma frase longa: a empresa italiana (criada por um dos co-fundadores do projeto) que fabrica a maior parte dos Arduinos "oficiais" recentemente mudou seu nome de Smart Projects para Arduino SRL, e criou um site em www.arduino.org; a partir daí, iniciou uma disputa judicial pelo direito de uso da marca Arduino, na qual se posiciona contra a empresa Arduino LLC, responsável pelo tradicional site arduino.cc e pelo suporte ao projeto nos últimos anos, a qual foi criada nos EUA em 2009 pelos fundadores do projeto (incluindo o mesmo que agora está na Arduino SRL).

É importante (e pode ser crucial para o caso judicial) observar que a Arduino LLC foi fundada em 2009, mas as iniciativas do que nós conhecemos como o projeto Arduino já existiam em 2005. Como curiosidade, vale observar ainda que tanto SRL quanto LLC têm significado similar ao sufixo Ltda em nomes de empresas no Brasil: indicam sociedades por cotas de responsabilidade limitada, sendo a primeira a versão italiana, e a segunda a versão dos EUA.

Desde o meu post inicial, várias informações novas sobre a disputa surgiram, apesar do relativo silêncio das partes diretamente envolvidas. Vamos a um apanhado geral, sempre lembrando que a LLC é a empresa que já se chamava Arduino, e a SRL é a que mudou de nome recentemente:

  • Gianluca Martino, o co-fundador do projeto que agora se voltou contra os demais, não age sozinho: na época da mudança de nome da sua empresa Smart Projects para Arduino SRL, ele se associou a Federico Musto, que se tornou CEO da empresa.
  • Musto não é um recém-chegado ao mundo do Arduino: ele é um dos responsáveis pelo projeto do Arduino Yún.
  • O processo (nos EUA) da Arduino LLC contra a Arduino SRL contra o uso da marca Arduino por esta, que havíamos mencionado no post anterior, não foi uma iniciativa, e sim uma reação: a Arduino SRL já havia iniciado um processo contra a Arduino LLC pelos mesmos motivos, em outubro do ano passado (um mês antes de mudar de nome), pedindo nada menos que o cancelamento do registro da marca Arduino.
  • O argumento da Arduino SRL para cancelar o registro de marca feito há anos pela Arduino LLC é uma afirmação forte: quando a Arduino LLC – fundada em 2009 – pediu o registro, ela não tinha o controle da marca, pois a Arduino SRL (então chamada Smart Projects) já produzia placas chamada Arduino desde 2005. A Arduino LLC, por outro lado, se aferra ao fato de ter sido a primeira a solicitar o registro. E quem sou eu para querer dizer qual dos 2 argumentos será mais forte no momento da análise pelo judiciário dos EUA?
  • O julgamento da ação original tem cronograma definido, e não deve acabar antes de dezembro deste ano (a não ser que haja um acordo entre as partes antes disso).

  • Além do bastante comentado e recente anúncio do modelo Arduino Zero Pro ter surgido no novo site arduino.org (da Arduino SRL) descrevendo uma placa quase igual à que o arduino.cc chama de Arduino Zero, o arduino.org também publicou um preview de um produto chamado Arduino Yún Mini, que parece idêntico ao Linino One, derivado do Yún que até então estava à venda no site da empresa do já mencionado Federico Musto.
  • O site arduino.cc (da Arduino LLC) não tem menção a nada parecido com o Yún Mini. Nele, a próxima evolução do Yún parece ser o Arduino Tre, bem interessante mas nada mini.

A razão da disputa continua parecendo ser puramente econômica: o conjunto dos fundadores parece bem claramente interessado em levar a produção do Arduino a uma série de parceiros internacionais (incluindo a Intel), enquanto o interesse da Smart Projects/Arduino SRL naturalmente seria continuar concentrando a maior parte da produção.

Não sei aonde esse caminho deles leva.

Mas sei de algumas coisas:

  • Os fabricantes chineses continuarão produzindo clones e até versões melhoradas dos Arduinos que são open hardware.

  • A batalha entre as duas empresas, que já está sendo travada até mesmo em forks da IDE e em tratamento diferenciado ao USB ID de cada uma delas, não ajuda no desenvolvimento da comunidade e da imagem do Arduino.
  • A competição entre elas para oferecer um produto melhor que o da outra pode vir a ser interessante a princípio, mas dificilmente pode ser considerada melhor do que a cooperação entre os recursos à disposição de ambas.

Quanto ao restante, aguardemos.

Agradeço ao Hackaday pela reportagem investigativa que levantou as informações que eu procurei sintetizar acima.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados