Do LED aos microcontroladores: entra no ar o BR-Arduino
Até 30 dias atrás, eu nunca tinha conectado um led a um resistor. Decidi aprender eletrônica, e quero compartilhar esse aprendizado com outros interessados em realizar a mesma jornada. Acompanhe!
Bem-vindo! O BR-Arduino entra no ar para que eu possa registrar o meu aprendizado de eletrônica, compartilhando com outros interessados que queiram aprender junto comigo ou mesmo usar as minhas experiências como incentivo para começar suas próprias jornadas de aprendizado.
Este blog é uma iniciativa individual e independente que integra a Arduino Open Source Community mas não tem qualquer relação com os criadores e distribuidores do Arduino. O material das experiências deste blog conta com o generoso patrocínio da Editora Novatec (detalhes abaixo), pelo qual sou grato e graças ao qual vocês talvez tenham oportunidade de ver por aqui alguns experimentos com componentes menos comuns, conforme eu avançar no meu aprendizado.
Já começamos com conteúdo no ar
Este é o primeiro post público do BR-Arduino.org, mas você pode rolar a tela e ver que eu já coloquei 8 outros no ar, porque eu quero que você possa ter uma ideia (ainda que inicial) do que eu pretendo publicar por aqui. Adotei a mesma técnica no lançamento dos meus outros blogs (BR-Linux, em 1996, seguido pelo Efetividade e BR-Mac), e nunca me arrependi.
Note que os posts já publicados refletem o ponto bem inicial em que eu estou no meu aprendizado, que vai ser longo. Estou procurando seguir uma escala evolutiva, começando por componentes discretos e analógicos (incluindo potenciômetros e chaves que parecem ser do tempo do meu avô) e lógica eletromecânica, para depois chegar ao controle e automação modernos.
Ou seja: quando eu de fato começar a chegar a usar o Arduino, daqui a poucas semanas, eu espero saber valorizá-lo melhor, pois terei conhecido, mesmo que de passagem, alternativas bem menos simples para realizar as tarefas dele. Já passei por uma sensação parecida nas minhas experiências em andamento, quando finalmente troquei os grampos e barras de contato por uma protoboard. Que alívio, que evolução!
A evolução também pode ser percebida na complexidade das experiências: nas últimas 3 semanas eu passei pelas várias escalas do nível básico: identifiquei resistores, em seguida acendi um led e aumentei a resistência para ver o brilho diminuir (e expliquei a razão), em seguida instalei um potenciômetro e forcei a barra até o led queimar, depois montei o mesmo circuito com uma chave e uma proteção contra a queima (em 3 partes: 1, 2 e 3) e em seguida aproveitei as chaves para simular um circuito de iluminação de escada, que é um problema que já caiu numa prova de álgebra que fiz no século passado. Mais recentemente, organizei a bancada e usei um alicate e um cabo USB que estava sobrando para aproveitar uma porta USB para fornecer +5V a uma protoboard, o que será útil nos próximos experimentos.
Próximos passos: mais fundamentos, e Arduino!
Ainda quero fazer duas ou 3 experiências com componentes "clássicos" (no mínimo os relés e capacitores) antes de inserir o Arduino nos meus circuitos. Tenho em mãos 2 Arduinos Nano e 1 Arduino Uno, além de um Raspberry Pi, e acredito que vai dar de aprender bastante coisa interessante com eles, e com os componentes que já estão aqui.
Não pretendo me limitar a seguir exemplos prontos (ter formação como programador ajuda a inspirar alguns projetos que já tenho em mente), mas é possível que eu siga como roteiro parte dos exemplos do livro Arduino Básico (cuja 2ª edição está para sair, segundo a Novatec) ou o guia que acompanha o kit de acessórios que eu adquiri para os primeiros passos.
Patrocínio e agradecimentos
Por falar na editora Novatec, quero agradecer todo o apoio que recebi dela na concepção deste projeto, além do patrocínio que receberei dela para os kits e componentes dos experimentos futuros. Além de publicar uma série de bons livros sobre os temas que me interessam, eles sabem como apoiar um projeto sem restringir a liberdade do autor. Obrigado!
Quero aproveitar para agradecer também aos 2 amigos que, antes mesmo deste blog ter um nome ou o primeiro byte dele estar no ar, já se propuseram a contribuir com textos sobre suas próprias experiências e conhecimentos sobre eletrônica. Eles apresentaram propostas específicas, já entusiasticamente aceitas, e o material deles logo deve aparecer por aqui também.
Finalizando os agradecimentos, quero agradecer também ao pessoal do grupo Arduino Brasil, que com o interesse demonstrado também incentivaram as etapas finais da publicação.
Agora conto com as manifestações de vocês nos comentários e com a sua presença constante acompanhando os vários posts que pretendo publicar, todas as semanas, compartilhando o meu aprendizado.
Comentar