Organizando componentes com etiquetas fáceis de preencher e imprimir

Para encontrar o componente certo entre a variedade de itens da sua bancada, é necessário organizá-los, e uma das formas mais simples é separá-los em caixas ou gavetas etiquetadas.

Os componentes eletrônicos básicos usados em qualquer projeto são, individualmente, bastante pequenos, leves e baratos. Mas uma bancada apta a projetar ou manter circuitos variados precisa ter um bom sortimento, porque a variação de especificações de resistores, transistores, capacitores e até leds é bem grande, e nem sempre é prático substitui-los por outros quando o correto não está à mão.

O pequeno tamanho dos componentes favorece a bagunça: sem separação física, você pode até pensar que vai saber encontrar rapidamente o item certo no gavetão de peças, mas na prática isso muitas vezes não se concretiza.

E a separação física pode ocorrer de muitas maneiras: caixinhas e gaveteiros feitos especialmente para isso (ou para itens de pescaria, para temperos ou para itens de costura); caixinhas de fósforo, caixas para itens de coleção, caixa com envelopes, etc.

A imagem acima mostra a minha alternativa: uma combinação de mini-gaveteiro (comprei barato em uma galeria do centro da cidade) e de embalagens originalmente feitas para uso culinário.

Atualização em 15.11.2017: O gaveteiro 7001 encaixável pode ser encontrado na Usinainfo, em uma versão com gavetas opacas, e não translúcidas como as da imagem acima.

A escolha do tipo de caixa não importa tanto: quando se opta por ter grande número de locais de armazenamento, o essencial é que seja possível localizar rapidamente o local em que está o que estivermos procurando, e para isso eu fiz uso das tradicionais etiquetas, e recomendo que você faça o mesmo.

Produzi-las é bem simples. Eu usei uma folha de etiquetas A4251, da Pimaco BIC (fácil de encontrar em papelarias), e digitei no Word o texto do rótulo para cada gaveta e caixa (primeiro tive que organizá-las, claro), deixando algumas gavetas com etiquetas em branco para a futura expansão.

Eu uso esse mesmo modelo de etiqueta para organizar vários outros itens do meu escritório, então já tenho um gabarito pronto para compartilhar com vocês.

É só digitar e imprimir!

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados