Chegou o meu kit de experiências para o Arduino
Eu optei por começar o meu aprendizado pela eletrônica baseada em componentes discretos, e não me arrependo, mas a chegada dos itens que eu encomendei para as etapas seguintes do projeto sempre me dá uma certa vontade de furar a programação e ir direto para as fases seguintes, usando Arduino e Raspberry Pi. Mas por hoje eu resisti.
A tentação do dia foi a chegada do meu Starter Kit para o Arduino, distribuído pela Sunfounder.
É um kit exatamente igual a este, mas eu comprei no Brasil. Observe a diferença nos preços: uma parte é devida ao Custo Brasil, mas a outra é melhor justificada: o kit comprado no Brasil vem acompanhado de 2 Arduinos (Nano), e o da Amazon não vem com nenhum, trazendo "só" os itens da foto acima.
Não são poucos itens: uma breadboard com uma variedade de jumpers para usar com ela, um display alfanumérico LCD, um motor DC, um relê, um potenciômetro e um pequeno sortimento de leds, resistores, botões e outros componentes especializados (tem até sensor de temperatura e de luminosidade).
O kit veio bem embalado e acompanhado de um livreto trazendo os detalhes de 12 projetos para, usando os componentes do próprio kit e exemplos de código de um mini-CD que o acompanha, experimentar desde o básico (piscar leds) até itens mais avançados, como exibir a temperatura no display LCD ou usar o motor para fazer um sensor se posicionar sempre na direção de uma lanterna acesa.
Futuramente vou explorá-lo. Por enquanto, ele fica guardado para que eu mantenha meu projeto de aprendizado começando pelo básico.
Comentar