STEMTera, uma protoboard com Arduino Uno embutido

Protoboard de 400 pinos + Arduino Uno em um só bloco: a STEMTera une 2 dos principais elementos da experimentação com microcontroladores.

A STEMtera embute no corpo da protoboard uma placa especialmente desenvolvida para isso, compatível com o Arduino Uno, mas mantém as 40 linhas de 5+5 colunas (A a E, F a J) tradicionais plenamente livres e disponíveis para quaisquer projetos, já que os pinos do microcontrolador ficam em colunas extras posicionadas entre elas e as raias de alimentação, como você pode ver no diagrama a seguir:

Os pinos do microcontrolador estão dispostos mantendo as dimensões e posições padrão do Arduino Uno, de forma que você pode inclusive plugar shields diretamente na protoboard:

Além disso, a protoboard expõe um botão de reset, entrada para alimentação, porta USB e os tradicionais LEDs de funcionamento, TX e RX seriais, e o LED controlável pelo usuário (associado ao pino 13). Para completar, a base da protoboard é compatível com Lego, facilitando encaixá-la em montagens mecânicas educacionais (ou não!).

Um diferencial interessante em relação ao projeto lógico do Arduino Uno, entretanto, é que na STEMTera estão expostos também todos os 21 pinos de E/S do microcontrolador (ATmega16U2/32U2) auxiliar responsável pela comunicação USB entre o ATmega328P e o computador – no projeto original do Arduino Uno1, o microcontrolador auxiliar fica totalmente dedicado à tarefa de intermediar a USB/Serial do ATmega328P, e só os seus pinos do ICSP ficam expostos (o que já é suficiente para bastante gente interferir criativamente no seu funcionamento) ;-)

Com todos os pinos do ATmega16U2/32U2 acessíveis (além dos pinos do ATmega328, claro), é possível ir além no aproveitamento do potencial desse microcontrolador auxiliar, em especial em projetos que envolvam comunicação USB com desempenho maior do que o normalmente exigido pelos modestos padrões de conexão USB-Serial. A biblioteca LUFA pode ser usada para esse desenvolvimento.

Além da compatibilidade com a IDE do Arduino, os autores informam que o produto é compatível com o Atmel Studio, AVR-GCC, AVR-GCC + LUFA, Scratch e Codebender.

O nome STEMTera indica um foco do desenvolvimento desse produto: a sigla STEM é frequentemente usada no âmbito educacional para indicar as disciplinas científicas e tecnológicas (em inglês, é um acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O produto foi alvo de uma bem-sucedida campanha do Kickstarter, que arrecadou quase o dobro do solicitado pelos proponentes, e no momento já consta no catálogo da Sparkfun em 3 cores (preto, branco e rosa), embora com previsão de envio apenas a partir do final desta semana (28/1/2017).

 
  1.  E não no de muitos dos clones mais econômicos, que substituem o ATmega16U2/32U2 por um chip mais barato, especializado em comunicação USB/serial, como os da FTDI e seus congêneres.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados