5 dicas para o uso de protoboards

As dicas da revista Make não ligam muito para isolamento, mas no mínimo podem ser inspiradoras.

O site da revista Make acaba de publicar 5 dicas para quem usa de protoboards, e é uma leitura interessante e possivelmente inspiradora, ainda que o uso direto de algumas das dicas talvez nem seja tão prático (ou seguro).

O artigo tem bem mais detalhes, claro, mas as 5 dicas são:

  1. Usar grampos (aqueles de grampeador de escritório) como jumpers curtos.
  2. Colar nos chips uma etiqueta com sua pinagem
  3. Usar 2 clips de escritório para expandir os polos da fonte da bancada
  4. Deixar pronto um led soldado a um resistor adequado às tensões em uso, para testes rápidos
  5. Usar 2 headers de 2 pinos para montar um suporte rápido para baterias tipo moeda

Eu uso e recomendo as dicas 2 e 4 (embora sem o conector fêmea), e gostei da ideia da dica 5, vou adotar. Já a dica 3 me preocupa e eu não a recomendaria a ninguém como procedimento normal.

Eu uso as dicas 2 e 4, adotarei a dica 5, a dica 3 eu não recomendo, e sobre a dica 1 eu tenho algumas ressalvas.

Quanto à dica 1, preciso escrever um pouco mais. Grampos de escritório podem mesmo ter dimensões ideais para um protótipo que não vire um emaranhado de cabinhos, mas o artigo esclarece (por meio de um link para outra dica) que a cola que une os grampos impede esse uso, e para removê-la é necessário deixá-los de molho em acetona por 20 minutos.

Some-se isso à ausência de isolamento e de diferenciação por cor, naturais nos grampos, e talvez você chegue à mesma conclusão que eu: mais vale fazer previamente uma boa quantidade de pequenos jumpers caseiros, usando uma técnica simples com um alicate desencapador de fios, como já vimos no artigo “Como fazer jumpers caseiros melhores do que os dos kits chineses”.

Outra alternativa é comprar um kit com esses jumpers já desencapados, medidos, cortados e dobrados. É fácil de encontrar, até mesmo no Brasil: tem no Filipeflop, na UsinaInfo e na Autocore, por exemplo.

Já que estamos falando em compras, aqui vai mais uma dica essencial na hora de dimensionar os acessórios da sua bancada, se você usa protoboards: planejar para ter mais protoboards do que precisa usar. Ter uma ou duas sobrando (de vários tamanhos, se possível) para não precisar desmontar o que já está funcionando na hora de experimentar uma ideia adicional, ou ampliar rapidamente o escopo de um teste, faz toda a diferença do mundo.


Voltando ao artigo da Make, ele tem mais um conteúdo interessantíssimo, na forma de uma história em quadrinhos explicando o básico das protoboards:

Essa ilustração foi criada para um workshop em um evento, e eu torço para que alguém logo obtenha uma autorização do autor para publicar uma versão traduzida para o nosso idioma ;-)

Portanto, leitura recomendada, ainda que com as ressalvas acima. Siga para o artigo: 5 Breadboarding Quick Tips, na Make.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados