Arduino IDE 1.6.10: novo otimizador gera código menor e mais rápido
Novidades também incluem melhorias no upload de código, facilidades para inclusão de bibliotecas, e mais.
O grupo arduino.cc anunciou a nova versão da IDE do Arduino, acompanhada de novas versões dos núcleos AVR (usado nos Arduinos baseados no ATmega328, ATtiny e similares) e SAM.
A lista de novidades é concisa, mas inclui uma série de atualizações interessantes no processo de compilação, incluindo a adoção de um novo modelo de otimização que deve reduzir o tamanho e aumentar o desempenho dos sketches gerados para o Arduino Uno e outras placas que usam o núcleo AVR.
Uma atualização no componente AVRDUDE (que faz o upload do sketch) aumenta o número de microcontroladores e plataformas suportados, e remove alguns problemas que incomodavam usuários em determinados casos (quem enfrentava dificuldades com o Gatekeeper no Mac, ou problemas com dependências no Linux, pode ver nisso uma notícia especialmente boa).
Outras melhorias com interesse geral incluem o novo tratamento de erros de upload, que procura ser mais claro sobre uma das situações que mais confundem os recém-chegados, um novo recurso que poderá facilitar o uso de bibliotecas que exigem uma série de includes, e a nova filtragem de exemplos, que agora considera as arquiteturas.
Quem usa o builder, aquela opção para compilar e fazer o upload a partir da linha de comando (ou de editores externos) sem carregar a IDE, também vai se interessar pelas suas atualizações específicas.
Há outras mudanças interessantes, recomendo a leitura do changelog, que está curto. Além disso, o download da nova versão já está disponível.
Comentar