Whisper Node: Arduino com rádio, feito para durar anos com uma única pilha AA

Um Arduino (compatível) de alta eficiência energética, especial para a turma do controle e monitoramento remotos.

O Whisper Node é a resposta a um desejo frequente: um Arduino (ou, mais precisamente, uma placa compatível com Arduino, baseada no mesmo ATmega328 que o Uno SMD) que consuma tão pouca energia a ponto de poder ser alimentado por uma única pilha AA, e mesmo assim durar anos em operação.

Uma parte dessa longa duração pode ser atribuída à capacidade do regulador MCP16251 de continuar alimentando o microcontrolador até a tensão fornecida pela bateria chegar a meros 0,9V – ou seja, ele vai bem além do ponto em que uma pilha AA alcalina comum seria considerada "esgotada" em diversas outras aplicações eletrônicas.

Outra parte importante da receita para projetos que duram anos com uma mesma carga de bateria é o bom uso dos intervalos, interrupções e modos de baixo consumo oferecidos pelo hardware. Um exemplo similar são os registros de vários anos de funcionamento contínuo dos JeeNodes1, baseados em uma aplicação na qual eles se mantêm no modo de máxima economia de energia durante a maior parte do tempo, e "acordam" para mandar sinais de suas medições poucas vezes por dia. Vale observar que esses JeeNodes não são alimentados por pilhas AA, e sim por outras baterias mais robustas.

Para o registro histórico (e não relacionado ao Whisper Node), a foto abaixo mostra um JeeNode Micro que ficou mais de 6 meses em operação, transmitindo via rádio os dados de sensores, alimentado por uma pilha de relógio:


JeeNode Micro

Por falar em projetos não-relacionados mas que têm pontos em comum, vale lembrar também do recente AAduino, que não é feito para ser operado por uma única pilha AA, mas sim tem dimensões adequadas a ser plugado no lugar de uma delas, podendo então ser alimentado pelas demais pilhas AA instaladas em um mesmo suporte de pilhas. A foto a seguir é de um AAduino:


AAduino

Voltando agora ao Whisper Node: estamos falando de uma plaquinha de cerca de 6 por 3cm, com acesso a todos os pinos do ATmega328 (além de headers padrão FTDI e ICSP), header específico para entrada de alimentação (Vin, Vbat) duas linhas separadas de alimentação a 3,3V, antena omni de 2dB, conexão SMA para antena externa, e entrada Micro USB para alimentação.

Os componentes centrais do Whisper Node são um ATmega328 SMD (operando a 16MHz, como o Uno), um rádio RFM69, uma memória flash adicional de 4Mb2, e 2 reguladores: MCP16251 e RT9011. Além disso, ele dispõe de 2 LEDs e 2 botões disponíveis para uso pela aplicação.

A documentação comercial informa que, no modo de economia de energia, a placa consome 20µA se estiver alimentada a 3V (ou 2 pilhas AA alcalinas). Ela pode ser alimentada de diversas maneiras: por combinações de baterias (até 5,5V) ou pela entrada USB, por exemplo.

O Whisper Node foi objeto de uma bem-sucedida campanha do Kickstarter, já encerrada, e os primeiros produtos devem ser entregues aos clientes no final do ano corrente. Você pode entrar nessa fila, e fazer uma pré-compra, no site do Whisper Node.

 
  1.  Criação do jcw, que também são compatíveis com Arduino, e estão disponíveis no mercado há bastante tempo.

  2.  Pode ser usada para armazenamento complementar à flash interna do ATmega328, ou em atualização do firmware feita remotamente, via rádio.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados