EasyEDA: desenho de circuitos e PCBs em um app online gratuito

App funciona no navegador, desenha esquema e placa, e exporta arquivos Gerber para fabricação.

EDA (Electronic Design Automation) é a categoria que abrange os softwares para automatizar o processo de projetar circuitos eletrônicos.

Trata-se de um grupo bem suprido de alternativas, no qual o EasyEDA vem se juntar a diversas ferramentas já estabelecidas.

O recém-chegado, ambicioso e também gratuito EasyEDA é bem mais amplo do que as minhas demandas super básicas: em geral o que eu preciso é apenas desenhar esquemáticos simples, seja como parte da atividade de projetar um circuito, ou para ilustrar o meu site (ou o livro que estou escrevendo).

O EasyEDA oferece esse tipo de desenho, claro, mas vai bem além: permite simular os circuitos, transformá-los em projetos de placas (multi-camadas e com grande número de blocos sem perder o desempenho), gerar arquivos Gerber para fabricação, e até importar esquemas gerados por programas como o Altium, Kicad, Eagle e LTspice – tudo diretamente no navegador, sem instalar nada – e destacando a compatibilidade de seu app web com ambientes como Mac, Linux, Windows e Android.

O vídeo acima exemplifica várias das capacidades do EasyEDA mas, para quem tem perfil similar ao meu, sugiro atenção ao trecho que começa aos 45 segundos, que mostra o desenho e simulação de um circuito baseado no 555, e o início da sua conversão em uma PCB.

Ainda no vídeo, outros trechos interessantes: aos 2:41 temos importação (de Altium, Eagle 6+, Kicad e LTspice), aos 3:02 vem a exportação do EasyEDA para PDF, SVG ou imagem,

Para quem tem perfil mais avançado, o vídeo também expõe aspectos interessantes: aos 3:10 temos um trecho longo mostrando a edição do layout da placa da imagem acima (direta, sem desenhar o esquemático antes), culminando na geração de arquivos Gerber e de furação, para aí solicitar um orçamento e encomendar a produção da placa.

Detalhe importante: o aplicativo facilita solicitar na fábrica própria ou parceira da EasyEDA, mas também permite fazer o download dos arquivos Gerber e solicitar na sua fábrica preferida.

Até recentemente eu usava o (também web-based e gratuito) Scheme-It, para essas minhas demandas super simples de desenho de esquemáticos, e o EasyEDA apareceu – graças a uma ação de marketing da própria empresa, dirigida ao BR-Arduino, e a uma dica do Juliano, do site Sistemas Embarcados – como uma alternativa interessante: sua interface é ágil, moderna e fácil de entender, e a biblioteca de componentes disponíveis é fácil de acessar (e os usuários são estimulados a compartilhar nela os componentes que desenham).

Esse aspecto de compartilhamento recebe destaque: você pode criar seus projetos como públicos ou privados, com controle de acesso e compartilhamento, e há opções na interface para exportar (como open source) módulos desenhados como parte dos projetos, que aí ficam disponíveis para reuso por outros usuários.

Além da exportação de módulos (componentes de esquemas e para PCBs), o EasyEDA oferece outras formas de colaboração para os interessados: apoiar a tradução para seu idioma, disponibilizar projetos inteiros (e não apenas módulos) para uso pela comunidade, enviar relatos de bugs e mais.

O EasyEDA é gratuito, e oferece algumas salvaguardas importantes para uso profissional de web apps, incluindo a possibilidade de gravar cópias locais dos seus arquivos.

Por ser gratuito, há sempre a preocupação com a sustentabilidade do modelo de negócio (quem nunca viu um app online sair do ar de um dia para outro porque acabou o capital?), e o FAQ explica que há um plano de contingência: caso o EasyEDA venha a fechar, será oferecida a alternativa de exportar seus arquivos para os formatos de outras ferramentas (Kicad, Altium, etc.), exportar os arquivos do app para poderem ser rodados localmente e, ao final, abrir o código deles.

A documentação também informa que o uso pessoal ("Standard") será gratuito permanentemente, embora com possibilidade de ver anúncios. Modelos comerciais (Professional e Enterprise) também estão ou estarão disponíveis, com diferenciais como prazo de suporte, número ilimitado de projetos privados, e descontos ao encomendar a fabricação das placas.

Saiba mais: EasyEDA.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados