WeMos D1 Mini

Versão compacta do Wemos D1 dá acesso aos recursos do ESP8266 sem tentar manter o formato do Arduino Uno.

No nosso artigo recente sobre a versão 2 do Wemos D1, já vimos que há limites práticos ao objetivo de manter o form factor e pinagem do Arduino Uno em uma placa que substitui o microcontrolador ATmega328 do Uno por um ESP8266.

O Wemos D1 full size replica portas do ESP8266 em mais de um pino físico estilo Arduino Uno, para poder preencher (quase) todos.

Por exemplo, o ESP só tem uma entrada analógica (conectada ao pino A0), assim os pinos dedicados às entradas A1~A5 em um Uno tendem a ficar desocupados ou ser ocupados com suas outras funções (quando há).

Além disso, por razões diversas, vários dos pinos digitais do ESP estão replicados em mais do que um pino físico da placa (fazendo com que os pinos D3 a D7 estejam inversamente espelhados nos pinos D11 a D15). Para completar, a numeração e funcionalidade dos pinos mudou entre a versão e a versão 2 do Wemos D1.

As restrições de tentar se adequar a um formato pré-definido não se aplicam ao Wemos D1 mini, versão menor, plugável em protoboard e com uma pinagem planejada especificamente para o ESP8266, o que a torna bem mais direta (ou menos confusa...).

O Wemos D1 mini não tenta replicar o formato de nenhum Arduino, e assim seus pinos são muito mais diretos e com correspondência simples às portas do ESP.

São 11 pinos digitais (o pino D4 tem conexão a um LED interno), 1 pino analógico, uma conexão USB para alimentação e comunicação serial (CH340G). Como no irmão maior, há compatibilidade com o NodeMCU e com a IDE do Arduino, e todos os pinos de E/S funcionam no nível lógico de 3,3V.

O blog Zona Maker, do Jhonatan Caldeira, publicou um passo a passo da configuração do Wemos D1 Mini na IDE do Arduino, no artigo WeMos D1 Mini – Introdução e Primeiros Passos – recomendo!

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados