Flutuador eletrônico feito com timer 555 extermina larvas de mosquito depositadas na água parada

Aerador autônomo movido a energia solar removeu 100% das larvas do mosquito, é barato e simples de montar.

Sabendo que a água parada é elemento essencial do ciclo de vida dos mosquitos transmissores de doenças como a malária, a dengue e o zika, o indiano Pranav Agarwal desenvolveu – com componentes fáceis de encontrar, e um circuito simples – um aerador solar autônomo para ser usado em ambientes urbanos em que a água se acumule sem tratamento ou controle, como lagos de jardim, piscinas não tratadas ou mesmo terrenos baixos em que há acúmulo periódico de água da chuva – nos casos em que esses ambientes não puderem ser removidos, é claro.

O aerador usa componentes baratos (célula solar, 2 pilhas recarregáveis, bomba de ar para aquário e um circuito de temporização) e tem uma montagem eletrônica fácil de reproduzir (a partir das instruções publicadas pelo seu próprio autor).

Seu princípio de funcionamento é simples: é um módulo flutuante montado em uma embalagem de cozinha cuja parte superior foi coberta com células solares, que carregam 2 pilhas ao longo do dia. À noite, quando os mosquitos (e suas larvas) são mais ativos, um timer (que alterna períodos de 10 minutos ligado e desligado) aciona a bomba de ar que produz bolhas na superfície.

Essas bolhas não apenas agitam a água numa área de 2m ao redor do módulo, tornando-a inviável para as larvas (veja os números, abaixo!), como ainda podem deslocá-lo pela superfície (se for desimpedida), de modo a ampliar o alcance do seu efeito.

Quanto à demonstração da eficácia, Agarwal não brincou em serviço: além de projetar e disponibilizar sua solução, ainda se encarregou de aplicar o método científico no seu teste experimental de viabilidade – mesmo sabendo que a fêmea do mosquito só consegue colocar seus ovos em água completamente parada, e que as larvas também não se desenvolvem se a água for agitada.

Mais especificamente, Agarwal selecionou um lago de jardim recentemente abastecido pelo acúmulo de água da chuva, aguardou o depósito de ovos pelos mosquitos, esperou 3 dias pela formação de uma população inicial de larvas a partir desses ovos, e aí ativou nele seu aerador, registrando a seguinte linha do tempo:

Tempo População Descrição

Início 500 a 1000 Infestação de larvas

1h após 200 a 300 Presença de larvas mortas, flutuando

2h após 50 a 100 Ampla maioria das larvas já estavam mortas

1 dia após 20 a 30 Sobrevivência foi apenas das larvas mais desenvolvidas, que estavam no final do estágio

3 dias após nenhuma larva,
poucas pupas
As larvas sobreviventes viraram pupas, mas não houve novas larvas

1 semana após nenhuma larva
ou pupa
Ausência completa de larvas ou pupas

Em resumo, a redução na população larval foi considerável (queda de até 90%!) já nas primeiras duas horas de operação. Ao final do primeiro dia, só as larvas mais próximas do fim do estado larval sobreviveram (e estas completaram seu desenvolvimento, virando pupas e depois mosquitos, mas não mais puseram ovos viáveis nessa mesma água). Em uma semana de operação autônoma do aerador, a população de larvas e pupas na água parada observada zerou, e a partir daí não foram mais observadas larvas no local.

O circuito, descrito neste Instructable, usa um CI 555 para a temporização, e não se limita a carregar as pilhas quando há sol e acionar o aerador quando não há: ele ainda usa um sensor para identificar se está na água, evitando acionar o aerador se não estiver – caso em que aciona automaticamente um alarme sonoro, para que alguém verifique por que ele está ligado fora da água, ou o desligue.

Se você estiver procurando um projeto interessante para um TCC ou mesmo para aplicar na prevenção à transmissão da dengue, zika e outras doenças transmitidas por mosquitos, pode facilmente basear-se no design do Agarwal, ou mesmo criar um circuito similar baseado em um microcontrolador, ou até em um Arduino ou placas similares. Desejo sucesso!

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados