Livro sobre Arduino em português: Primeiros Passos com o Arduino, 2ª edição

Nova edição do livro do criador do Arduino é o guia que eu daria de presente junto com um primeiro kit de Arduino para um novo maker.

Livro de Massimo Banzi e Michael Shiloh conta a história, descreve a filosofia e apresenta um passo a passo ricamente explicado da montagem e programação de alguns primeiros projetos com o Arduino, mas não tem intenção de servir como guia de referência.

Quero começar esclarecendo uma potencial confusão com o número da edição: esta segunda edição brasileira é a tradução da terceira edição norte-americana, de 2014, e NÃO da segunda edição dos EUA (2011).

Isso é importante não apenas pela atualidade, mas porque a diferença entre a 2ª e a 3ª edições dos EUA é substancial, incluindo 2 novos capítulos: um que apresenta o Arduino Leonardo (e explica como fazê-lo simular um teclado e um mouse USB), e o outro apresentando um exemplo que complementa todos os demais capítulos do livro: um sistema de irrigação para pequenos jardins, com bomba d'água, relógio de tempo real, sensor de umidade e mais.

A edição brasileira anterior era pouco mais do que um livreto, enquanto essa nova, com 236 páginas e ilustrações com um estilo bem mais simpático que as tradicionais screenshots de simuladores, tem volume compatível com o conteúdo que se espera de uma introdução ao Arduino.

O livro tem 9 capítulos, dos quais eu diria que o 2 é o mais amplamente valioso, pois atende a qualquer interessado pelo Arduino, desde o mais recém-chegado até o avançado. Ele trata da filosofia que governa o "jeito Arduino", incluindo a ênfase maior na experimentação do que na teoria, e o valor dado à modificação de produtos e circuitos existentes como forma de aprendizado.

Ao apresentar afirmações como "o Arduino Uno é a versão mais fácil de usar e a melhor para aqueles que ainda estão aprendendo", esse capítulo introdutório serve também como referência da posição de um criador do projeto sobre questões frequentemente debatidas.

A partir daí começa uma jornada, nos capítulos 3 a 5, pelos elementos essenciais da programação do Arduino, desde a instalação da IDE até uma apresentação suave (mas não insuficiente) da linguagem e das técnicas essenciais de interação com a leitura de sensores e o envio de sinais para atuadores. É um passeio pelas tradicionais piscadas e variação de brilho de leds, mas a série fecha com algo um pouco mais substancial: o controle de um ventilador DC usando um MOSFET.

Os exemplos do livro são inteiramente baseados no Arduino Uno, mas há um capítulo apresentando as diferenças do modelo Arduino Leonardo, capaz de emular periféricos USB.

Incrustado no meio desta nova edição está o capítulo que descreve o Arduino Leonardo, variação do Arduino baseada em um microcontrolador diferente, capaz de se apresentar ao computador como se fosse um periférico USB - e o capítulo exemplifica como fazê-lo se fingir de teclado e de mouse.

O capítulo 7 e o (novo e loooongo) capítulo 8 complementam o aprendizado com 2 exemplos práticos. Não vou mentir: acho que o exemplo do capítulo 7 dá uma impressão errada de complexidade e falsa limitação do Arduino, ao usar um programa rodando no computador, feito em Processing, para controlar uma luminária conectada ao Arduino. Não há nada de errado com a ideia, mas esse exemplo em que a inteligência desenvolvida pelo leitor está completamente fora da CPU do Arduino me parece inapropriado para receber um capítulo inteiro em um livro que é sobre os primeiros passos com o Arduino – para mim, isso está mais para "terceiros passos".

Mas o capítulo 8, que é novidade desta edição, compensa. Em quase 80 páginas ele apresenta como projetar, montar e programar um pequeno sistema de irrigação, no qual o Arduino controla um relógio, sensores de temperatura e de umidade e uma bomba d'água, além de outros componentes auxiliares. Bem interessante, e um desafio de montagem para quem estiver dando seus primeiros passos.

O livro fecha com o capítulo 9 apresentando algumas técnicas básicas de resolução de problemas (diagnóstico e onde procurar ajuda ou informações, e 4 apêndices importantes, mas não muito aprofundados: como usar a protoboard, como identificar resistores, um guia de consulta rápida sobre a programação, e outro sobre como ler diagramas esquemáticos.

Não é um livro "de engenheiro", e conceitos fundamentais como a Lei de Ohm ficam bem distantes dos temas abordados, que são muito mais voltados à experimentação e à prática do que ao entendimento dos princípios.

Não vejo nada de mal nisso, considerando que o Arduino seja apenas a porta de entrada do interesse de um novo maker pela eletrônica, e este vá ser o primeiro de muitos livros que ele vá ler – assim, depois de fisgado pelo interesse na experimentação, ele terá perguntas a ver respondidas em outras fontes que se aprofundem.

Eu certamente daria um exemplar do Primeiros Passos com o Arduino para um jovem (de qualquer idade) maker que esteja começando a se aventurar no mundo dos microcontroladores, e recomendo este livro para acompanhar o primeiro kit de quem esteja prestes a se aventurar nesse fascinante mundo.

A 2ª edição do Primeiros Passos com o Arduino foi lançada no Brasil pela Novatec, que enviou ao BR-Arduino um exemplar para resenha. Você pode consultar on-line o sumário e um capítulo de exemplo.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados