ATTiny85 + módulo Bluetooth + bateria = placa inteligente para captação e transmissão de dados de sensores

Um entusiasta de motos clássicas que deseja coletar dados de uma série de sensores acoplados à sua possante e ter acesso a eles em um app no seu celular faz o que? Isso mesmo: acopla um ATTiny85 a um módulo Bluetooth e uma bateria recarregável, e cria assim um dos mais econômicos captadores de dados inteligentes capazes de oferecer monitoramento on-line.

O entusista em questão é Micah Pearlman, e a plaquinha da foto acima é a sua criação, chamada de Zero Tiny. Entre os componentes visíveis, destaco os do lado direito: o ATTiny85 no alto, conectado em um soquete, e o conector para o plug da bateria recarregável, logo abaixo. Na extremidade direita, pontos para conexão de 4 pinos de sensores, além do terra e do VCC. O restante da placa é, basicamente, um módulo Bluetooth 4.0 LE (Low Energy) ao qual Micah acoplou seu ATTiny, e um conector USB que serve para recarregar a bateria.

O funcionamento é fácil de descrever: Micah (ou quem quiser replicar sua placa) transfere para o ATTiny um programa que faça a leitura dos sensores que ele for conectar aos 4 pinos exportados pela placa, processe-os como desejar e envie o resultado pela serial. A serial (virtual, implementada nos pinos PB3 e PB4) do ATTiny está conectada ao módulo Bluetooth da mesma placa, e assim os dados acabam chegando ao celular dele, ou a outro aparelho com suporte a Bluetooth em que esteja rodando algum programa que ele vá usar para tratar esses dados.

A operação é essencialmente a mesma que poderia ser feita conectando um módulo Bluetooth a um Arduino ou a outro equipamento de pequeno porte – mas quando se usa a placa do Micah, não é necessário conectar mais nada: a inteligência programável está no próprio módulo, por meio do ATTiny85 – que aqui exibe sua capacidade de ser embarcado em projetos sem exigir quase nenhum outro componente externo adicional.

O envio de programas para o ATTiny da placa usa a mesma técnica que já descrevemos no artigo anterior sobre esse microcontrolador.

Um detalhe interessante é que a transferência do programa para o ATTiny85 não pode ser feita enquanto ele está fisicamente conectado à placa (é por isso que ele está em um soquete, e não soldado). Para enviar os programas a ele, é necessário retirá-lo do soquete e programá-lo usando a técnica que descrevi no artigo sobre a programação do ATtiny.

É um produto bem simples de replicar, ainda mais sabendo que todos os esquemas e o software estão disponíveis no Github. Mas se alguém quiser comprar pronto, ele está à venda por ~US$ 30.

E ser simples de replicar não é demérito: pelo contrário, é elogio para qualquer projeto DIY – tanto que o projeto mereceu destaque no próprio blog da Atmel, a empresa que faz o ATtiny e os microcontroladores de quase toda a família Arduino.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados