Como fazer jumpers caseiros melhores do que os dos kits chineses

Um dos meus autores preferidos sobre introdução à Eletrônica explica uma forma de ter jumpers que facilitam a organização e o entendimento dos circuitos em breadboards.

Com jumpers cortados em casa em tamanhos específicos a partir de fios rígidos vermelhos, pretos e de mais 2 a 4 cores diferentes, os seus circuitos montados em bredboards podem ficar não apenas mais elegantes, mas também mais fáceis de visualizar, compreender e debugar.

O segredo é não se limitar a cortá-los conforme a demanda, mas sim preparar previamente um sortimento – organizado por tamanho – já em comprimentos fixos, facilitando assim que os jumpers fiquem rentes à placa, sem aqueles arcos e voltas típicos dos jumpers flexíveis.

Uma coleção de jumpers macho-macho com cores variadas e 2 ou 3 comprimentos diferentes é um elemento básico da experiência de muitos de nós com breadboards, e geralmente eles começam com um feixe de cabinhos que vem no primeiro kit comprado pelos iniciantes.

A dica de trocá-los por jumpers feitos em casa – com um conjunto de medidas adequado para as distâncias típicas dos circuitos montados em protoboards, e com uma técnica específica para cortá-los – vem de Charles Platt, que merece o meu respeito: ele é o autor do livro que escolhi para ser meu guia inicial no aprendizado da Eletrônica prática: o Make: Electronics: Learning Through Discovery.

Se você quer aprender sobre Arduino e ainda não domina os aspectos essenciais da Eletrônica, recomendo! Com o Make: Electronics, você vai começar dos elementos mais essenciais, incluindo exemplos práticos de laboratório, como lamber os terminais de uma bateria de 9V, ou girar um potenciômetro até queimar um led, e depois providenciar para que isso não volte a acontecer. Claro que não para por aí, e logo você vai entender (na prática) sobre circuitos com capacitores, transistores, relés e mais.

E a técnica de corte prévio dos jumpers explicada por ele é tão prática quanto o seu livro. Considerando que o item essencial é garantir que o trecho colorido (que é o isolamento, e não a alma de cobre do fio) tenha a medida correta, ele começa por deixar uma longa ponta desencapada no fio.

Em seguida, mede a distância AB desejada, e separa o isolamento de acordo com ela, como vemos na imagem acima.

O próximo passo é empurrar o isolamento separado, em direção à extremidade previamente desencapada, até deixar só 0,6cm desencapados de cada lado. Aí corta, e pronto.

No final, é só dobrar em ângulo de 90° as extremidades desencapadas, e guardar os jumpers de acordo com seus comprimentos, prontos para usar e reusar. Este vídeo no Makezine apresenta um passo a passo.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados