Um kit de robô com Arduino fácil de montar: Nanobot

Placa econômica baseada no Arduino Nano é também o corpo do robô, e inclui GPS, sensor de distância, WiFi, Bluetooth e mais.

O Nanobot é um robô fácil de montar e configurar, versátil e compacto, para quem quer experimentar com robótica usando as facilidades do Arduino para programação e controle, mas sente que ainda não tem as habilidades necessárias para fazer a montagem física.

O controlador é baseado no Arduino Nano (e assim facilita a programação usando as ferramentas e bibliotecas do Arduino), e a placa que integra os sensores e interfaces – chamada de Fabric Shield – também serve como o chassis do robô: os motores e rodas são fixados diretamente a ela.

O Fabric Shield não é nada modesto: em uma área de 12x12cm, abriga (além do espaço para plugar o Nano) interfaces RF (2,4GHz), WiFi, Bluetooth, os sensores GPS, giroscópio, acelerômetro e de distância, um driver para até 4 motores, além de headers e conectores para uma série de sensores externos opcionais e outras opções de conectividade.

O robô é planejado para 2 opções básicas de configuração, uma delas voltada à velocidade (em ambientes planos) e a outra ao torque, sendo que nesta segunda ele tem grande manobrabilidade e capacidade de vencer terrenos variados. Além dessas opções, o conjunto placa+Arduino Nano pode ser usado para uma série de aplicações variadas, no estilo Internet of Things: controlar via Internet um aquário, uma porta de garagem, uma estação meteorológica, um carregador solar, etc.

Ele foi lançado via Kickstarter e no segundo dia já alcançou o valor pretendido para sua fabricação, o que significa que em agosto deve começar a ser enviado aos interessados. Mas no momento em que escrevo ainda há algumas unidades disponíveis para quem quiser garantir o seu a preços de apoiador inicial e, ao contrário de vários outros projetos recentes, este entrega no Brasil. Aproveite!

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados