Teensy LC: uma versão de baixo custo do Teensy 3.1, sem abrir mão das especificações interessantes

Chamar de "um Arduino melhor que o Arduino" é um clichê e uma heresia, mas a linha Teensy é uma das mais interessantes entre as placas de desenvolvimento diferentes mas compatíveis com a IDE do Arduino.

A linha Teensy tem várias similaridades com Arduinos como o Nano: os Teensies são pequenos, fáceis de plugar numa protoboard, alimentáveis e programáveis via interface USB, oferecem acesso fácil aos pinos do microcontrolador, um bootloader facilita a transferência de programas para a placa, o desenvolvimento pode ser feito na IDE do Arduino (com o add-on Teensyduino).

Mas, ao contrário dos clones e variações dos Arduinos "pequenos", os Teensies têm diferenciais grandes, incluindo as famílias de microcontroladores de 32 bits (que incluem, nas versões mais recentes, alguns modelos ARM Cortex-M4), a disponibilidade de bem mais memória, e mais.

Pela sua arquitetura, eles também oferecem um recurso interessante presente no Arduino Leonardo: a possibilidade de usarem a porta USB para se apresentarem ao computador (enquanto rodam o sketch) como se fossem algum periférico específico, como um teclado, um mouse, um joystick, um controlador de simulação de vôo, um disco, uma interface MIDI, entre outros.

Uma vantagem que fazia falta à linha Teensy, entretanto, era a disponibilidade de modelos mais baratos.

Não falta mais: o Teensy LC (Low Cost) já pode ser comprado no varejo a US$ 13 (lá fora) e, embora custe bem menos do que outros Teensies, traz uma série de seus diferenciais positivos, incluindo:

  • microcontrolador de 32 bits (ARM Cortex-M0+ de 48 MHz)
  • capaz de se apresentar ao computador como se fosse um periférico USB
  • interface de áudio digital
  • 13 pinos de entrada analógica de 12 bits
  • DAC (saída analógica)
  • 27 pinos digitais (de 3,3V)
  • 13 saídas PWM
  • 7 timers (separados do PWM), de forma que várias bibliotecas populares que geram conflitos no Arduino por tentarem usar o mesmo timer, funcionam em conjunto no Teensy sem problemas
  • 3 portas seriais UART, 2 SPI, 2 I2C

O Teensy LC pode ser descrito como uma versão de baixo custo do Teensy 3.1. Mas, para custar bem menos que o irmão mais velho, ele abre mão de vários aspectos, incluindo a quantidade enorme de memória, a tolerância a 5V nos pinos de E/S, entre outros.

A especificação completa você encontra no site oficial do Teensy LC. Eu vou comprar, sem dúvida – ainda mais que vem da dupla PJRC, responsável por vários documentos e bibliotecas que eu uso no dia-a-dia.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados