Display de 7 polegadas oficial do Raspberry Pi: como usar

Lançado em 2015, o display oficial é fácil de conectar ao Raspberry Pi, e forma com ele um par perfeito.

Existem várias opções para conexão do Raspberry Pi a monitores (HDMI, RCA, e outros padrões/conectores, via adaptadores) e a uma série de displays especializados, mas o lançamento de um display oficial da Fundação Raspberry Pi, fácil de plugar ao conector de câmera já incluído no Pi, e trazendo junto o suporte a touchscreen de até 10 dedos, trouxe um nível de funcionalidade e comodidade que eu ainda não encontrei em outros kits de display disponíveis no mercado.

Estou fazendo um projeto em parceria com a Filipeflop, envolvendo vários componentes que fazem parte das linhas que eles oferecem no Brasil, incluindo um Raspberry Pi 3, um display de 7 polegadas oficial (da Raspberry Pi Foundation), e acessórios como uma fonte DC chaveada de 5V/3A já com o conector micro USB adequado para alimentação elétrica do Raspberry e do display.

A estrela deste artigo é o display, cuja caixa inclui todos os itens da imagem acima, embora eles já venham parcialmente montados: os 4 espaçadores vêm pré-fixados, prendendo a plaquinha adaptadora às costas do display, e o cabo dourado já vem conectado tanto ao display quanto à plaquinha.

Tendo um Raspberry Pi em mãos, a conexão é bem simples, e usa os demais itens da foto acima, como veremos a seguir.

Configuração do monitor

Para usar o termo técnico apropriado, o display oficial do Raspberry Pi é uma belezinha – para quem gosta de montagens no estilo DIY, claro.

Suas 7 polegadas são pequenas para os padrões de monitores desktop, mas gigantes quando comparadas ao típico display de projetos eletrônicos de hobby: as dimensões da área visível são 15,5 x 8,6cm, com resolução de 800x480 pixels (60fps, 24 bits de cor). E, se o seu projeto requer, ele também oferece interface touch screen com suporte para os 10 dedos, similar à disponível em tablets.

Ele já vem montado com uma placa adaptadora específica para Raspberry Pi, fixada na parte de trás. As conexões físicas são simples: um cabo flat (que vem na caixa) conecta a placa adaptadora ao conector DSI (aquele da câmera) do Raspberry Pi, e 4 jumpers fêmea-fêmea (também na caixa) se encarregam de compartilhar a alimentação entre o monitor e o Pi. Para fixar, 4 parafusos (incluídos) prendem o Pi à placa adaptadora, que por sua vez já vem bem presa ao display.

Não há nada de complicado na montagem, mas vou deixar claro: no lado da placa adaptadora, a fita azul do cabo flat fica para baixo, "olhando" para a placa. No lado do Raspberry Pi, a fita azul do cabo fica para o lado de fora, "olhando" para a extremidade da placa.

O cabo flat conecta o sinal de vídeo, os jumpers ou um cabo USB compartilham a alimentação, e pronto: é só ligar.

Eu conectei uma fonte de 5V e 3A1, com conector USB, à entrada PWR IN da placa adaptadora. Para compartilhar a alimentação do display com o Raspberry Pi, não usei os jumpers que vieram na caixa, pois preferi recorrer a um cabinho USB (que eu já tinha) entre a saída PWR OUT da plaquinha adaptadora e a entrada PWR IN do Raspberry Pi. Opções não faltam, como se vê.

Quem escreve tutoriais às vezes gosta de complicações, para ter assunto, mas isto não é um tutorial, e sim um relato – e não tive qualquer dificuldade. Depois de plugar o cabo flat e o cabo de alimentação, foi só colocar a fonte de 5V na tomada, e o Raspberry Pi (que estava com o Raspbian atualizado e anteriormente funcionava usando um cabo HDMI ligado a um monitor desktop) deu boot já exibindo a imagem no display de 7 polegadas. Simples assim, como dizem.

Monitor na vertical no Raspberry Pi

Esse par de Raspberry Pi + display está sendo configurado para uma mini máquina de fliperama, em parceria com a loja virtual Filipeflop – que vai publicar os detalhes do projeto, oportunamente.

Quando se trata de jogos de fliperama dos anos 80, frequentemente as máquinas usavam o monitor na vertical (em posição retrato, e não em paisagem). Para deixar o Raspbian (e os aplicativos, incluindo emuladores) funcionando nessa configuração, basta editar o parâmetro display_rotate do arquivo /boot/config.txt.

Se uma linha display_rotate já estiver presente ao seu arquivo, edite-a. Caso contrário, acrescente-a, com uma das seguintes posições:

display_rotate=1

Com a linha acima, o monitor fica na vertical, com as portas USB do Raspberry Pi (parafusado ao display) apontando para baixo.

display_rotate=3

Com a linha acima, o monitor fica na vertical, com as portas USB do Raspberry Pi (parafusado ao display) apontando para cima.

Quando quiser retornar à posição original, basta remover a linha do display_rotate.

Para editar o /boot/config.txt você pode usar o comando sudo nano /etc/config.txt, mas recomendo fazer um backup antes, e tomar bastante cuidado, para não alterar alguma outra linha sem querer e acabar comprometendo a integridade do seu sistema.

Todas as alterações acima só produzem efeito a partir do próximo boot.

 
  1.  mas 2A bastariam, segundo a documentação.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados