MySQL no Arduino: SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE em bancos de dados, sem intermediários
A biblioteca MySQL Connector/Arduino foi atualizada para mais estabilidade e funcionalidade, e ganhou um detalhado manual.
A biblioteca MySQL Connector/Arduino oferece uma maneira (relativamente) simples de fazer consultas e alterações em bases de dados MySQL enviando diretamente os comandos SQL (SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE) do Arduino – com shield Ethernet ou WiFi – a um servidor MySQL na rede local ou na Internet, e processando a resposta, sem precisar de intermediários ou configurações especiais externas.
Desenvolvida pelo Dr. Charles Bell, a MySQL Connector/Arduino foi atualizada em julho para o que ele chama de a 'mais estável' versão, pela primeira vez acompanhada de um amplo e detalhado manual de referência, muito mais completo do que as documentações da maior parte das bibliotecas de suporte e infra-estrutura de embarcados desenvolvidas pela comunidade.
O meu servidor MySQL roda no Dreamhost (recomendo!) e foi muito simples de configurar, em breve vou criar um usuário específico para os acessos remotos via Arduino e testar essa biblioteca que facilitará muito o armazenamento e posterior processamento de dados coletados por sensores em todo tipo de projeto embarcado ;-)
Se você quiser criar uma conta no Dreamhost, que é onde eu hospedo o BR-Arduino e o BR-Linux, fique à vontade para informar o promo code BRARDUINO
– que lhe dará US$ 40 no primeiro pagamento, se você optar por pagamentos anuais, ou US$ 60 se você optar por pagar direto 2 anos.
Voltando à biblioteca: o manual é mesmo uma atração à parte. São 27 páginas que cobrem desde os requisitos do servidor MySQL e da memória do Arduino até os exemplos (simples e complexos) dos comandos SQL suportados, e incluem ao final uma FAQ com perguntas bem escolhidas e respostas concisas.
Você encontra a MySQL Connector/Arduino no Launchpad e, se quiser, pode também visitar o link direto do manual em PDF.
Comentar