Python no ESP8266: MicroPython 1.8.6 lançado

Nova versão melhora suporte a WiFi e inclui suporte a dispositivos com 512K de RAM.

O MicroPython é um dos mais interessantes ambientes disponíveis para quem quer desenvolver soluções baseadas no ESP8266. Trata-se de uma implementação especialmente eficiente da linguagem Python 3, acompanhada de um subconjunto bem escolhido da biblioteca do Python, e que já vem otimizada para rodar em microcontroladores e outras arquiteturas com poucos recursos.

Mesmo reduzido (para poder ser executado em dispositivos de 16KB de RAM ou menos), ele tem uma série das vantagens às quais os desenvolvedores Python estão acostumados: prompt interativo, números com precisão arbitrária, listas, closures, geradores, tratamento de exceções e mais.

Além disso, o MicroPython busca manter a compatibilidade com o Python "normal", para permitir a transferência de código entre as plataformas com tanta facilidade quanto possível considerando as diferenças de plataforma.

A versão MicroPython 1.8.6 acaba de ser lançada e, para quem desenvolve no ESP8266, traz como principais novidades:

  • Atualização do Espressif SDK para a versão 2.0.0
  • Heap ampliado de 28k para 36k
  • suporte a dispositivos com 512k (via "make 512k")
  • inclusão do upip por default (como bytecode "congelado")
  • suporte a reconectar ao access point sem precisar novamente das credenciais WiFi
  • suporte a temperaturas negativas no módulo DS18B20
  • suporte a 4bpp em displays NeoPixel e APA102

O MicroPython é feito sob medida para rodar na plaquinha pyboard mas, como é completamente open source, não faltam desenvolvedores dedicados a torná-lo compatível com uma série de outras placas populares, incluindo as baseadas no ESP8266.

O suporte ao ESP8266 no MicroPython deve muito a uma bem-sucedida campanha de arrecadação no Kickstarter, e hoje até quem não contribuiu com ela pode fazer uso de seus resultados – conhecer o tutorial oficial, por exemplo, pode ser um bom primeiro passo, juntamente com uma visita ao site oficial de download que inclui imagens prontas para rodar o MicroPython no ESP8266.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados