Teensy 3.5 e 3.6: agora com SD nativo, USB host

Novas versões do inovador Teensy trazem SD, USB Host, mais desempenho.

A linha Teensy é programada primariamente via IDE do Arduino, mas inclui diferenciais de hardware como opções especiais de uso da USB, suporte nativo a áudio digital, saídas analógicas reais (DAC), e mais.

O histórico de inovações da série de plaquinhas de desenvolvimento Teensy, compatíveis com Arduino, é interessante: o Teensy 1.0 (2008) foi o primeiro Arduino-compatível a trazer USB de alta velocidade, e o 2.0 trouxe o interessante suporte nativo a se apresentar ao PC como periféricos USB variados (unidade de armazenamento, mouse, teclado, joystick, interface MIDI, e até controle especializado para simulador de vôo). A partir daí, com os modelos posteriores (32 bits, mais RAM, suporte a áudio), a aplicabilidade foi sendo ampliada juntamente com o desempenho.

O histórico de contribuições à comunidade também é rico: na época do lançamento do do Teensy 2.0, Paul Stoffregen (autor do Teensy) começou a contribuir alterações e otimizações em bibliotecas populares (Servo, Firmata, OneWire, IrRemote e mais), que depois acabaram abrindo caminho para a compatibilidade e melhor aproveitamento por parte de Arduinos "oficiais" posteriores, como o Mega e o Leonardo. Modelos posteriores ampliaram o número dessas bibliotecas compatíveis, e trouxeram também bibliotecas específicas para os recursos próprios da linha Teensy.

As duas novas versões dão continuidade a esse histórico, e incluem:

  • porta nativa para cartão SD
  • porta de áudio I2S (4 canais digitais de entrada e saída)
  • porta USB funciona em velocidade plena (12 Mb/s), não apenas UART de baixa velocidade
  • 14 timers no hardware
  • unidade de aceleração criptográfica
  • gerador de números aleatórios em hardware
  • 6 portas seriais (sendo 2 com FIFO e velocidades superiores)
  • 3 portas SPI (sendo 1 com FIFO)
  • 4 portas I2C
  • RTC
  • 62 pinos de E/S
  • 25 entradas analógicas para 2 ADCs de 13 bits
  • 2 saídas analógicas reais (DAC mesmo, não PWM) de 12 bits
  • 20 saídas PWM
  • MAC de rede Ethernet (o uso exige um acessório adaptador físico)

As diferenças entre os 2 modelos estão concentradas na CPU, memória, microcontrolador e outros detalhes específicos, sendo que o modelo 3.6 usa um ARM Cortex-M4 a 180 MHz (com FPU), tem 1M de flash, 256K de RAM, 4K de EEPROM, microcontrolador MK66FX1M0CVMD18, porta USB adicional (host) de 480 Mb/s, 2 portas CAN Bus, 32 canais DMA de uso geral, e 11 entradas de sensibilidade a toque.

Já o modelo 3.5 tem CPU ARM Cortex-M4 a 120 MHz com FPU, 512K de flash, 192K de RAM, 4K de EEPROM, microcontrolador MK64FX512VMD12, 1 porta CAN Bus, 16 portas DMA de uso geral, e tolerância a 5V em todas as portas de E/S.

O posicionamento dos pinos preservou a compatibilidade com os 28 pinos básicos dos modelos Teensy 3.x anteriores. Os pinos adicionais estão num prolongamento da placa, ou posicionados fora das extremidades dela (como os pinos de USB Host do modelo 3.6, na foto que abre este artigo), ou em pads na parte de baixo, em alguns casos.

Os 2 novos modelos acabaram de ser anunciados, e estão em financiamento coletivo por mais 3 semanas, embora tenham alcançado a meta em poucas horas. A sua página no Kickstarter é riquíssima em detalhes: fala no histórico da linha, especificações, software, intenções de desenvolvimento futuro, e até uma descrição detalhada de como foi o desenvolvimento dos modelos 3.5 e 3.6.

A previsão de envio dos 2 novos modelos é para outubro. Quem não quiser esperar, pode dar uma olhada no Teensy 3.2 à venda no Filipeflop, ou saber mais sobre a linha no grupo Teensy Brasil (criado pelo catarinense Clóvis Fritzen no Facebook), ou no nosso recente artigo sobre o Teensyduino.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados