Nova versão do Teensyduino

Teensy é o meu não-Arduino preferido, e as novidades incluem melhoria no suporte a áudio USB e suporte à IDE atualizada do Arduino.

A nova versão 1.30 beta do add-on de suporte à linha Teensy no ambiente de desenvolvimento do Arduino chegou hoje, já trazendo a compatibilidade com a Arduino IDE 1.6.10, lançada ontem, melhorias no suporte a áudio USB, e mais.

As plaquinhas Teensy são bem interessantes, especialmente aquelas que trazem microcontroladores e CPUs com maior capacidade. Os aspectos de software e drivers dela são notoriamente bem cuidados, e várias delas oferecem diferenciais que vão bem além do mero desempenho superior de processamento. Por exemplo:

  • A porta USB pode se apresentar ao PC não apenas como uma interface serial, mas também como uma unidade de armazenamento (com opção: descrever-se como um disco ou um cartão SD), um trio de dispositivos de interface (conjunto de mouse, teclado e joystick), uma interface MIDI, e até como um controle especializado para simulador de vôo.
  • A programação pela porta USB do Teensy 2.0 e superiores não é via emulação de TTY, e sim em um modo nativo a 12Mb/s (que inclusive não exige instalações de drivers).
  • Além das vantagens específicas de cada uma das arquiteturas, como CAN bus e saída analógica real de 12 bits no Teensy 3.1 e 3.2, por exemplo.

No meu artigo sobre o Teensy LC (a versão de custo mais baixo da linha Teensy, que inclui interface de áudio digital) eu descrevi mais alguns detalhes sobre a linha.

Embora relativamente pouco conhecidos, no Brasil é possível comprar hoje o Teensy 3.2 (foto acima) em lojas especializadas, a exemplo da Filipeflop: veja a página do produto. Existe também o grupo Teensy Brasil, fundado pelo Clóvis Fritzen no Facebook.


O Teensyduino é o software (add-on) feito para ser instalado sobre a IDE do Arduino para oferecer suporte a usá-la para programar a linha Teensy. Ele acrescenta o suporte e configura a IDE para inserir uma série de opções específicas desse hardware:

Observe que o menu Tools da IDE ganha algumas novidades interessantes, como a opção pelo comportamento da porta USB (joystick, mouse, porta serial, etc.), a velocidade em que a CPU deve operar, e até qual o layout de teclado a ser emulado, caso a USB vá se apresentar como um teclado.

Debaixo do capô, há outros diferenciais interessantes, incluindo funções de manipulação de portas (digitalWrite, digitalRead, pinMode, etc.) otimizadas, e mais memória flash disponível para programação, em comparação com Arduinos que usam o mesmo chip (quando há).


Vale destacar: os criadores da linha Teensy (a dupla que assina como PJRC) são mantenedores de várias bibliotecas populares e até essenciais para uso também na linha Arduino.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados