Arduino IDE 1.6.10: novo otimizador gera código menor e mais rápido

Novidades também incluem melhorias no upload de código, facilidades para inclusão de bibliotecas, e mais.

O grupo arduino.cc anunciou a nova versão da IDE do Arduino, acompanhada de novas versões dos núcleos AVR (usado nos Arduinos baseados no ATmega328, ATtiny e similares) e SAM.

A lista de novidades é concisa, mas inclui uma série de atualizações interessantes no processo de compilação, incluindo a adoção de um novo modelo de otimização que deve reduzir o tamanho e aumentar o desempenho dos sketches gerados para o Arduino Uno e outras placas que usam o núcleo AVR.

Uma atualização no componente AVRDUDE (que faz o upload do sketch) aumenta o número de microcontroladores e plataformas suportados, e remove alguns problemas que incomodavam usuários em determinados casos (quem enfrentava dificuldades com o Gatekeeper no Mac, ou problemas com dependências no Linux, pode ver nisso uma notícia especialmente boa).

Outras melhorias com interesse geral incluem o novo tratamento de erros de upload, que procura ser mais claro sobre uma das situações que mais confundem os recém-chegados, um novo recurso que poderá facilitar o uso de bibliotecas que exigem uma série de includes, e a nova filtragem de exemplos, que agora considera as arquiteturas.

Quem usa o builder, aquela opção para compilar e fazer o upload a partir da linha de comando (ou de editores externos) sem carregar a IDE, também vai se interessar pelas suas atualizações específicas.

Há outras mudanças interessantes, recomendo a leitura do changelog, que está curto. Além disso, o download da nova versão já está disponível.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados