Uno R4: agora com ATmega328PB, 2 seriais, mais PWM, mais timers, mais tudo

Não dá para chamar de clone: o novo Uno da Elektor aproveita a nova geração do ATmega328.

A tradicional Elektor lançou uma variante do Arduino Uno que tira proveito do novo microcontrolador ATmega328PB, cujo comparativo com o tradicional ATmega328P dos Arduinos atuais nós já vimos em um artigo anterior.

As vantagens são especialmente interessantes para usuários que aproveitam características avançadas, como a disponibilidade de mais seriais independentes (incluindo uma segunda serial USART física, tornando desnecessário usar a biblioteca Software Serial para debug em muitos casos comuns) e mais timers, mas também incluem um pouco de feijão com arroz, na forma de um modo de funcionamento a 3,3V e da presença de pinos digitais e analógicos adicionais, por exemplo.

A tabela abaixo expõe uma síntese dessas diferenças:


  Arduino Uno R3 Elektor Uno R4
Serial USART 1 2
SPI 1 2
I2C 1 2
Pinos GPIO 20 24
Pinos analógicos 6 8
PWM 6 9
Timer 3 5

O novo modelo da Elektor recebeu o nome de Elektorino Uno R4, e inclui o software necessário para fazer os recursos adicionais funcionarem na IDE do Arduino.

Como a Elektor publica uma revista do ramo, um bônus adicional é o artigo que sai na edição de junho da Elektor Magazine apresentando como foi criada essa compatibilização em software.

Definitivamente quero um. Ou dois!

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados