Qual o Arduino mais popular?

O Uno permanece o campeão, e o Codebender organizou um pódio completo dos demais modelos a partir das compilações de seus 40000 usuários.

A propriedade das conclusões a partir de uma análise estatística depende da qualidade da amostra e de como os dados foram extraídos.

Por exemplo: podemos analisar a popularidade dos modelos de Arduino a partir das vendas dos modelos ~oficiais~, ou dos tutoriais publicados em sites como o Instructables, ou das dúvidas no Arduino Brasil do Facebook, por exemplo. Ou podemos fazer variadas enquetes.

Cada uma terá seu grau de desvio, e refletirá melhor ou pior as características de determinadas populações.

O gráfico a seguir expressa os resultados de uma das análises feitas a partir dos dados do codebender, que observaremos em detalhes:

O Codebender é uma das formas de já ter acesso hoje ao que vários outros participantes do mercado vêem1 como o futuro das ferramentas de desenvolvimento: uma IDE online, gratuita e na nuvem.

Eu não gosto muito da ideia de ferramentas de desenvolvimento na nuvem, mas bastante gente gosta. E desses dezenas de milhares que já usam, o codebender extraiu (anonimamente, claro) algumas estatísticas interessantes, The Arduino popularity contest - News - SparkFun Electronics no site da Sparkfun e disseminadas pela Atmel.

Destaquei a seguir algumas das estatísticas, começando pela popularidade entre as placas Arduino (e Arduino-like):

Não havia dúvida de que o Uno seria o campeão, mas é interessante perceber que ele tem mais do que 50% da participação. Quem escreve tutoriais ou faz acessórios pode extrair vários insights desse número, mas precisa levar em conta que a amostra do codebender se restringe a placas baseadas em tecnologia AVR, portanto nomes como Edison, Galileo, Due, Zero e ESP8266 estão completamente de fora.

Ainda sobre o gráfico acima, me chama a atenção quem está no segundo lugar. Eu esperaria o Pro Mini (que está em 5º), mas encontrei o Nano, e achei curioso. O Mega está bem onde eu achei que estaria: em 3º. E o Leonardo não me surpreende por estar fora do pódio.

Note que o gráfico acima é diferente do que abre este artigo. O que abre o artigo mostra apenas os modelos ~oficiais~ de Arduino, e tem por intenção remover o erro estatístico introduzido pelo fato de que alguns fabricantes de modelos ~não-oficiais~ [essa nomenclatura de oficialidade está cada vez mais ultrapassada, aliás] recomendarem o uso do codebender a seus usuários.

Outro par de gráficos interessantes mostra a popularidade dos microcontroladores nas placas:

O ATmega328 do Uno (e outros modelos populares) ganha fácil em ambos, mas o da esquerda não é exatamente de popularidade, ele só mostra a distribuição do suporte aos chips nas configurações disponíveis no Codebender. O da direita é o que indica de fato o uso, representado pelo número de vezes em que houve compilação para cada plataforma.

Aqui a vantagem do ATmega328 é ainda maior: quase 85% do total. Entre os outros 15%, mais da metade fica com o processador do Arduino Mega, e o do Arduino Leonardo fica com quase toda a outra metade. A família ATtiny e o modesto ATmega168 (eu o tenho em alguns Arduino Pro Mini relativamente recentes) ficam com o ~1% restantes.

Nos números do parágrafo acima eu acho que o desvio da amostra interfere a ponto de prejudicar quaisquer conclusões: para os casos de uso em que se programa essas plataformas, quais deles teriam uma IDE online como a escolha?

De todo modo, por mais imperfeitos que sejam, são números a analisar, e a trabalhar enquanto não chegam outros números melhor coletados ;-)

 
  1.  De modo geral a ideia não me agrada, mas talvez os pontos negativos em algum momento se reduzam, e aí os pontos positivos hoje já disponíveis podem vir a valer a pena para mim.

Comentar

Dos leds ao Arduino, ESP8266 e mais

Aprenda eletrônica com as experiências de um geek veterano dos bits e bytes que nunca tinha soldado um led na vida, e resolveu narrar para você o que descobre enquanto explora esse universo – a partir da eletrônica básica, até chegar aos circuitos modernos.

Por Augusto Campos, autor do BR-Linux e Efetividade.net.

Recomendados

Livro recomendado


Artigos já disponíveis

Comunidade Arduino

O BR-Arduino é integrante da comunidade internacional de entusiastas do Arduino, mas não tem relação com os criadores e distribuidores do produto, nem com os detentores das marcas registradas.

Livros recomendados